Wonder - Encantador

R. J. Palacio e a sua família
R. J. Palacio e a sua família

A história é baseada no romance de R. J. Palacio. Tudo começou quando a autora estava numa gelataria com os seus dois filhos pequenos e viu uma criança com a síndrome de Treacher Collins, uma doença genética caracterizada por deformidades crânio-faciais, que deixa a pessoa com os olhos caídos e os maxilares descentralizados.


O episódio mexeu tanto com Palacio que ela decidiu escrever sobre como é difícil enfrentar um mundo que não consegue lidar com estas diferenças.


Auggie Pullman é uma criança que, sem dúvida, nasceu com muitas complicações e deformações devido à sua doença. Foi por isso que passou toda a sua vida dentro de casa, protegido do mundo exterior pela sua família. Mas para Auggie ter uma vida normal os pais tiveram de o mandar para uma escola pública com 10 anos. A sua vida e a sua integração na sociedade são temas sensíveis e bem desenvolvidos ao longo de todo o trama do filme. A história conseguiu mostram quão feio, triste, engraçado e carinhoso pode ser tudo isto.                                                                                                      

Na minha opinião Jacob Tremblay é atualmente o rapaz mais talentoso no mundo do cinema.


Foi graças a este filme e à sua maravilhosa atuação que os meninos com síndrome de Treacher Collins se sentiram mais confortáveis com as suas condições e o sucesso do filme proporcionou-lhes um ambiente mais seguro.

"Wonder - Encantador" permite que tomemos uma ruta mais valente e mais sã, faz-nos olhar o Auggie aos olhos e perceber que é um humano como nós, pois ele não deve ser considerado diferente ou especial.

Acho que antes de ver o filme, o que cada um de nós esperava era que Auggie se superasse a si mesmo, mas ao longo da história ele é retratado como uma criança muito valente. Aceitar, adaptar-te às mudanças e ser valente é o essencial para sobreviver a este mundo cruel.


O que eu mais admirei neste filme foi o facto de não ser pintado como sendo uma história mágica em que o menino com a doença merece o mundo inteiro. O que ele merece e o que ele quer é ser tratado como os outros, ser normal.

Também adorei bastante o facto de mostrarem o efeito dominô, isto porque mostram todas as vidas do circulo social de Auggie e dividem o tempo de tela entre todas as personagens, aprofundarndo as consequências que a doença trás a todos.



Curiosidades:


  • Para interpretar Auggie, Jacob Tremblay precisava de duas horas de maquilhagem a cada dia de filmagem.
  • Antes de começar as filmagens, Jacob Tremblay visitou crianças que têm a mesma síndrome de Auggie num hospital infantil. O pequeno ator também pediu às crianças que lhe enviassem cartas contando a sua experiência e reuniu esse material todo para ler antes de interpretar as cenas mais dramáticas.



Bibliografia:(clicar para ver)

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora