Venezuelanos no Luxemburgo
Na aula a professora tinha sugerido entrevistarmos conhecidos imigrantes que agora estavam a vivem em Portugal. Eu falei na turma de um vídeo para o Youtube em que o meu pai participou que falavam precisamente de venezuelanos que estão a ganhar a vida no Luxemburgo. Aqui está o video:
São entrevistados 5 venezuelanos, que falam de como é viver num país com um clima oposto, língua e cultura bastante diferentes. Explicam também como foi a sua adaptação, a aceitação da mudança, etc.
Um dos aspectos que o meu pai comenta no inicio é a grande diferença entre as pessoas latinas e as pessoas europeias. Ele considera que os latinos são mais alegres, divertidos e muito amigáveis, ao contrário dos luxemburgueses. A experiência dele diz-lhe que a população desse país é, no geral, muito fechada e é difícil entrar no seu grupo.
Isso deve-se provavelmente à situação do país. Quase 50% da população do Luxemburgo é estrangeira, então os que são originários de lá tendem a ser muito reservados com o seu "povo" e não procuram socializar com os novos.
Graças a essa grande percentagem de estrangeiros, há também muitas culturas. O meu pai conta-me que está sempre a ir comer a restaurantes venezolanos, chilenhos, mexicanos, brasileiros, cubanos,...
No fundo integrar-se no Luxemburgo acaba por ser fácil porque há sempre pessoas da mesma terra natal que nós, o que é um grande alívio em situações como esta.
Como eu estava a dizer, os latinos tendem para ser mais animados. Tanto é isso que até o meu pai refere no vídeo que quando sai do apartamento cumprimenta sempre os vizinhos e que os conhece a todos, mas quando vai por a conversa em dia com o vizinho A e fala sobre o B, o A refere que não o conhece. Isto deve-se a que, apesar de viverem uns aos lado dos outros, não comunicam e evitam conhecer-se.
Da mesma maneira que falei dos múltiplos restaurantes, também falo das inúmeras discotecas. Há um pouco para cada um. Se vens da america latina, tens uma em que so passam os estilos de músicas típicos de lá. Se es português também tens a tua discoteca à tua espera!
Em resumo, Luxemburgo revela diversidade cultural como nenhum outro país, e todos os estrangeiros conseguem se integrar e ser aceites porque irá sempre haver um grupo que nos lembre de casa.