As Relações Interpessoais

Para que a realidade social possa ser mais facilmente compreendida, as pessoas e os contextos sociais, as relações e o funcionamento interpessoais são sistematicamente interpretados e simplificados a partir das nossas crenças, valores e saberes prévios. Este processo é conhecido como cognição social.

Em suma, cognição social é o processo mental em que a realidade social, as pessoas, os contextos sociais, as relações e o funcionamento interpessoais são interpretados e simplificados a partir das crenças de cada indivíduo.

Através do conhecimento que construímos do universo social e interpessoal criamos impressões*. Formamos impressões quando organizamos diversos traços particulares de um indivíduo num todo coerente que ocaracteriza. Em suma, cognição social é oprocesso mental em que a realidade social, as pessoas, os contextos sociais, as relações e o funcionamento interpessoais são interpretados e simplificados a partir das crenças de cada indivíduo.

*Impressões - noção criada em contexto interpessoal a partir de alguns indícios e que nos permite construir uma imagem ou ideia sobre uma pessoa

Solomon Asch, através dos seus estudos, mostra que existem qualidades centrais e qualidades periféricas. Se na descrição de uma pessoa se alterar a qualidade central a impressão que temos da pessoa pode-se alterar também.
No entanto se a qualidade que se alterar for periférica a nossa impressão mantém-se. As impressões dependem das categorias Classe de objetos, eventos, pessoas ou experiências criada com base em características compartilhadas pelos diversos elementos do conjunto. Dá origem ao processo psicológico de caracterização social. Temos tendência a categorizar as pessoas. Solomon Asch descobriu também o efeito de primazia. Este efeito diz respeito à tendência para atribuirmos mais relevância à informação inicial que retemos de uma pessoa. Exemplo:Descrevem uma pessoa como inteligente, trabalhadora, impulsiva, crítica, teimosa e invejosa. Tal como Asch provou, teremos tendência a gostar mais desta pessoa do que de outra descrita como invejosa, teimosa, crítica, impulsiva, trabalhadora e inteligente.

Existem assim impressões positivas, em que as características são apresentadas na ordem da melhor para a pior, e impressões negativas, em que a ordem é contrária e a característica mais negativa vem primeiro.Outro processo de cognição social encontrado são as atribuições. Fazemos atribuições quando realizamos uma inferência sobre as razões de um comportamento de uma pessoa ou de um evento interpessoal. Ao realizar uma atribuição encontramos uma causa.

Atitudes: Correspondem a avaliações que predispõem para responder de forma favorável ou desfavorável a um objeto, pessoa ou acontecimento. São, portanto, juízos avaliativos que variam na sua direção (favorável ou desfavorável), intensidade (num contínuo entre muito e pouco) acessibilidade (maior ou menor probabilidade de ativação quando perante o objeto real ou imaginado). São relativamente estáveis, o que não quer dizer que sejam imutáveis. Formam-se nos contextos nos quais estamos inseridos e nas interações com os nossos cuidadores, educadores,pares, grupos de referência e meios de comunicação.


Quando nos comportamos de forma inconsciente ou incoerente com as nossas crenças e atitudes, ou quando existe contradição entre duas ou mais atitudes, experienciamos um estado negativo, de desconforto. A este estado Leon Festinger chamou dissonância cognitiva.

Para compreender melhor o que é a dissonância cognitiva, deixo aqui este vídeo animado:


Existem vários processos de influência social que explicam como adaptamos onosso comportamento às exigências das situações, contextos e sistemas instituídos. Três Desses processos são a normalização*, o conformismo** e a obediência***.

Neste contexto surge a norma, que corresponde a uma pressão cognitiva. Esta Pressão é considerada normalizadora, na medida em que há um processo de negociação entre os indivíduos de um grupo para um valor médio comum.

*Normalização: Refere-se ao processo no decurso do qual os vários pontos de vista adotados pelos diferentes indivíduos de um grupo convergem em negociação, não sendo enfatizada nenhuma norma individual.

**Conformismo: Corresponde a um fenómeno de influência social que se caracteriza pelo facto de ocorrer ajustamento das próprias crenças, julgamentos e ações às crenças, julgamentos ou ações de outras pessoas ou de um grupo. Inclui aquiescência conversão dos indivíduos, que modificam a sua posição e passam a concordar publicamente com o grupo.

***Obediência: Tendência para modificar o comportamento no sentido de responder pela submissão a uma ordem que provem de um poder legítimo. 

Este fenómeno ocorre quando as pessoas, inseridas em grupos ou multidões, perdem a sua individualidade, deixando de estar autoconscientes e de seguir padrões pessoais de regulação de conduta. Pessoas desinviduadas alteram radicalmente o seu comportamento e fazem em grupo coisas que, provavelmente, não fariam se estivessem sozinhos. 


Falamos em atração interpessoal quando a avaliação cognitiva e afetiva que o eu faz do outro orienta o comportamento do primeiro no sentido da proximidade ao segunda (relação positiva). Pelo contrário, referimo-nos a agressão interpessoal quando estamos face a um comportamento que visa essencialmente o prejuízo do outro (relação negativa).

Nada melhor do que um vídeo de Minutos Psíquicos para compreender melhor os conceitos de preconceito, estereótipo e discriminação.


Documento extra, disponibilizado pela professora:

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