Mindfulness

Também conhecido por atenção plena, o mindfulness é uma filosofia cujos princípios permitem recentrar o foco através de uma melhor gestão dos nossos recursos internos, permitindo viver de forma mais sã. 

O que é?

O conceito deriva da antiga meditação budista. Tem como filosofia viver plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer autojulgamento. Tal permite uma relação mais saudável com o que está a acontecer nas nossas vidas, com intenção e propósito. 

Quais os seus princípios?

O mindfulness assenta no princípio de uma atenção profunda na respiração. É através desta atenção que se consegue uma maior concentração no momento. A partir daqui evolui para o foco em pensamentos, sentimentos e sensações associados ao presente, sem julgamentos.

Dessa forma, desenvolve-se uma maior capacidade de aceitação e gestão das emoções. Orienta-se para um comportamento mais assertivo e equilibrado, rejeitando um registo reativo, desadequado, em género "piloto automático".

Quais os seus benefícios?

Ao trabalhar a consciência metacognitiva, o mindfulness permite alcançar um conjunto de estratégias que permitem um maior equilíbrio físico e emocional. Eis o que a ciência já provou nesse campo.

1. Torna o pensamento mais positivo
Alguns estudos provaram que a prática do mindfulness ajuda a contrariar a perpetuação de pensamentos negativos e estados depressivos.

2. Reduz o stress e a ansiedade
De acordo com algumas pesquisas, terapias com base no mindfulness podem ser úteis na alteração de processos afetivos e cognitivos que fundamentam problemas clínicos como o stress e a ansiedade.

3. Reforça a capacidade de memória
O hábito da meditação e mindfulness exercita positivamente a capacidade de memória, conclui um estudo.

4. Potencia o foco
A prática da atenção plena está diretamente correlacionada com a flexibilidade cognitiva e o funcionamento assertivo da atenção.

5. Aumenta a ponderação
Um estudo concluiu que o mindfulness pode diminuir a reatividade emocional e ajuda a libertar de imagens emocionalmente perturbadoras, permitindo uma melhor capacidade cognitiva.

6. Cresce a flexibilidade cognitiva
Uma pesquisa sublinhou que os praticantes de atenção plena desenvolvem a habilidade de auto-observação. Esta capacidade contribui para uma maior relevância do momento presente.

7. Contribui para fortalecer as relações
Praticar mindfulness aumenta a consciencialização interpessoal e ajuda a ultrapassar e a reagir melhor ao stress dos relacionamentos e a comunicar melhor as emoções com o parceiro.

8. Protege o organismo
O hábito de seguir o mindfulness ajuda a equilibrar a pressão arterial, a reduzir o nível de açúcar no sangue e a proteger a saúde cardíaca.

Como praticar?

Ainda que se trate de um exercício relativamente simples, o segredo do sucesso do mindfulness está na disciplina e dedicação com que se realiza. Se se está a iniciar nesta filosofia, deixamos-lhe algumas estratégias de exercício:

1- Escolha um local calmo
É essencial praticar mindfulness num espaço que seja sinónimo de tranquilidade.

2- Determine um tempo de exercício
Se está a começar, não exceda os 5 ou 10 minutos de prática. Com a experiência pode ir aumentando a duração do exercício.

3- Observe seu corpo
Escolha uma posição que lhe seja confortável, seja, por exemplo, sentado numa cadeira ou no chão, e observe-se.

4- Sinta sua respiração
Deixe-se levar pela cadência da respiração durante os movimentos de expiração e inspiração.

5- Deixe a sua mente fluir
Enquanto se deixa absorver pelos movimentos respiratórios, foque a sua atenção inteiramente em todo esse exercício. Enquanto isso acontece, deixe a mente fluir e concentre-se nos seus pensamentos sem qualquer tipo de autojulgamento. Lembre-se: aquilo que realmente interessa é (re)concentrar-se no momento presente.


A minha experiência:

Já tinha ouvido falar de mindfulness num podcast e até já tinha uma aplicação para começar a praticar, mas nunca tinha tido iniciativa. Tudo mudou quando ouvi pela segunda vez falar sobre este exercício. Estava na aula de psicologia e a professora decide acabar a aula para realizar esta atividade. Em menos de cinco minutos já estava completamente relaxada e em paz, como se nem me encontrasse na sala de aula. Gostei tanto dessa parte do dia que decidi que iria começar a fazer mindfulness com aquela aplicação, todas as sextas feiras. Foi isso que aconteceu.

Headspace-aplicação
Headspace-aplicação

Tenho que contar o que aconteceu este dia, foi muito engraçado! Tinha acabado de sair da depilação, então estava tudo menos relaxada, certo? 

Foi aí que decidi ir para aqueles bancos perto do Fórum, junto à ria de Aveiro. Sentei-me lá e tranquilamente coloquei os meus fones e escutei o primeiro episódio recomendado pela aplicação. Estive dez minutos completamente apagada do mundo exterior. Já me tinha esquecido onde estava.

Quando o exercício termino, sentia-me calma e em paz. Abri os olhos e tinha uma ratazana ENORME à minha frente. Nem consegui agarrar no telemóvel para tirar uma foto! 

Foi assim que destabilizei tão rapidamente da meditação.


Bibliografia:(clicar para ver)

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora