Inteligência
A inteligência é a capacidade do individuo assimilar conhecimentos, recordar acontecimentos remotos ou recentes, utilizar corretamente o pensamento e a razão, aprender com a experiência, enfrentar com sensatez e precisão os problemas, adaptar-se ao ambiente e estabelecer prioridades entre um conjunto de situações.
A noção de inteligência encerra inúmeras definições e questões, entre elas as que se prendem com a sua estrutura e organização. A inteligência é hereditária? O meio afeta a inteligência? A inteligência envolve diversas capacidades e habilidades ou é uma unidade? Há várias teorias que procuram responder a estas questões. Mais recentemente surgiram teorias que alargaram o campo da inteligência. Garder é um dos defensores da perspetiva de que a inteligência deve ser encarada como um conjunto de inteligências relativamente independentes- teoria das inteligências múltiplas.
Esta teoria permitiu uma leitura mais dinâmica da inteligência e uma análise mais completa e aprofundada dos processos, estratégias e componentes que tornam possível o ato inteligente. Ao contrário dos métodos tradicionais, Garden pressupõe a estreita ligação entre os diversos processos mentais. Ele averiguou que as diferentes capacidades cognitivas são independentes devido a indivíduos excecionalmente talentosos em áreas especificas, sobredotados e a efeitos de lesões cerebrais entre outras coisas. Com isto, propôs a teoria das inteligências múltiplas. Segundo esta teoria, a capacidade cognitiva humana comporta 8 inteligências: linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista, musical e espacial. É uma teoria empírica, ou seja, o número de inteligências, a sua delimitação e configuração podem ser alterados em função de novas observações e conclusões.
Inteligência Emocional:
Uma outra conceção avançada na última década é a afirmação da existência de uma inteligência emocional: envolve a aptidão para reconhecer as emoções dos outros e responder-lhes adequadamente; é também a capacidade para compreender as próprias emoções e regular e controlar as suas expressões. A inteligência emocional combina as inteligências interpessoais e intrapessoais de Gardner.
Este assunto será mais aprofundado no bloco de resumos das emoções.