Funcionamento do Cérebro
Nesta página encontramos bem explicado o funcionamento global do cérebro humano:
- SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)- Conjunto do encéfalo/ cérebro e da medula espinhal.
- SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)- É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. A função do SNP é conectar o SNC com as outras partes do corpo humano.
ESPINAL MEDULA- Conjunto de fibras nervosas revestidas pela coluna vertebral, inicia-se na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento.
- CÉREBRO- Parte do sistema nervoso central que está situada no interior da caixa carniana. É o principal órgão do sistema nervoso e o centro de controlo de todo o organismo. Como eu já referi, representa pouco mais de 2% do nosso peso corporal, mas, mesmo assim, consegue ser um dos órgãos que mais energia consome, 1/5 da energia corporal. É o único órgão que pensa sobre si próprio.
- CÓRTEX CEREBRAL- Corresponde à camada mais externa do cérebro.
- HEMISFÉRIO CEREBRAL- Região do cérebro que é dividida pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério esquerdo e hemisfério direito.
Para aprofundar melhor o funcionamento sistémico de cérebro, recomendo consultar a ficha que se segue. Foi proporcionada pela minha professora e contém um quadro que regista, de forma sistemática, as funções do córtex e o efeito das lesões nas diferentes áreas.
Foi neste curto vídeo que me guiei para fazer o resumo desta parte da matéria e para estudar para o teste, esclarecendo-me certas dúvidas que tinha. O tema abordado é o cérebro, e para entender melhor o seu funcionamento, o autor anuncia o sistema nervoso central e periférico, falando também dos neurónios pois estão presentes nestes. Fala da divisão do cérebro em duas partes, hemisfério esquerdo e direito e nas áreas anatómicas. No fim deixaram algumas perguntas para cada um refletir.
Qual a razão para o cérebro sonhar? O que é a inteligência? E porque todos nós temos talentos diferentes?
Estas são perguntas que ninguém consegue responder e que até agora ainda não se conhecem as respostas em concreto.