Como Aprender Melhor

Aqui encontra-se um trabalho de autoanálise e crescimento interior. Este documento, disponibilizado pela professora de Psicologia B, esclarece o conceito de procrastinação e explica os três táticas básicas de adiamento. Ainda nos faz refletir sobre a nossa melhor forma de aprender e comenta sobre as duas atitudes que parecem ser desicivas para que o trabalho resulte.


Depois disto, vou-vos dar o meu exemplo!

O meu truque é muito simples: ficar atenta nas aulas para compreender e absorver a maior parte do conteúdo e, depois, estudar alguns pormenores em casa.

Geralmente, tiro os meus próprios apontamentos, à medida que o professor vai explicando a matéria, ou durante a resolução de exercícios ( chamadas de atenção ou técnicas). Tudo o que considero relevante encontra-se no meu caderno diário. Requer muita prática, mas com 18 anos na escola já consegui criar a minha própria taquigrafia, cheia de abreviações e símbolos de escrita.

Confesso que, no começo de cada ano letivo, tenho a vontade para estudar todos os dias o que foi dado em sala de aula. O que acontecia normalmente era, no momento da noite de fazer a mochila para o dia seguinte, à medida que ia colocando os livros, ia lendo e revendo tudo o que tinha sido lecionado na aula anterior.

Apesar de ser um excelente método, nem sempre tinha tempo. Às vezes chegava muito cansada dos treinos e da escola, e isso somado com a procrastinação dava em nada.

Bem, como acontece com uma percentagem elevadíssima de alunos, estudar na véspera acaba por ser a única opção que lhes resta.

É mesmo isso que eu faço, geralmente, mas como vou prestando atenção às aulas e vou fazendo os trabalhos na sala de aula e em casa, acabo por me sentir sempre a par da matéria.

O meu estudo em casa consiste em ler todas as páginas relevantes do manual, depois passar uma vista de olhos nos meus apontamentos do caderno e em seguida certificar-me de que capturei toda a informação necessária para a prova, realizando, novamente, os exercícios feitos e corrigidos em aula.

Nunca gostei de fazer resumos, os meus resumos são rabiscos feitos durante as aulas. Não tenho paciência nem tempo para fazer aqueles resumos muito elegantes que os meus colegas fazem, que consiste em copiar tudo o que está no manual para folhas. Eu prefiro ler, compreender e arranjar estratégias para decorar certos conteúdos, do que copiar páginas e páginas do manual. Esta é a minha opinião, valorizo muito o trabalho árduo que depositam nisso, mas eu não sou capaz. Estou a fazer resumos da matéria de Psicologia B no meu website, mas é porque acho extremamente interessante o conteúdo e considero que ter este suporte digital sempre disponível será uma mais valia para futuras consultas.

Curiosidades:

Antes de começar a estudar ou a fazer um trabalho, tenho de ir encher o meu termo de água. Beber água é fundamental, mas quando estudo, é indispensável.

Divido sempre o meu trabalho em quatro partes, porque um episódio normal, de uma série, geralmente é de quarenta minutos. É por isso mesmo que, como recompensa por cada quarto de trabalho efetuado, ganho direito a dez minutos de um episódio.

Às vezes, quando estou a ler um livro, tanto faz ser escolar (durante os estudos) ou do meu próprio interesse (durante os tempos livres), ponho-me em prancha. Por exemplo, leio uma página enquanto estou na posição de prancha e depois leio a outra página deitada, a descansar. Para além de fazer duas coisas úteis de uma vez, ainda me ajuda a pensar mais rapidamente, porque com a cabeça programada a que no final da página possa descansar, eu própria tento assimilar todos os conceitos mais rapidamente.

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