Adaptação e Autonomia
- PLASTICIDADE- Flexibilidade e adaptabilidade. Capacidade de o cérebro se transformar em função da experiência e da aprendizagem e de compensar perdas no tecido cerebral causadas por lesão ou doença.
Neste vídeo, verificamos que quanto mais adultos somos, mais complicado é para nós aprender coisas novas. Neste caso, o objetivo era conseguir andar numa bicicleta com uma roda diferente do normal, onde o senhor, por volta dos 40 anos, demorou 8 meses a aprender a guiá-la, enquanto que o filho dele, ainda criança, conseguiu fazer o mesmo em apenas 2 semanas. Verificamos, então, que quanto mais novos somos, mais o nosso cérebro tem plasticidade para aprender coisas novas, sendo por isso a melhor altura para o fazer.
Encontrei esta notícia que fala sobre uma mulher de 24 anos que nasceu sem o cerebelo. Quando era criança teve um desenvolvimento mais prolongado que o normal, mas tirando isso, ela consegue fazer a sua vida sem qualquer problema. O espaço onde o cerebelo deveria existir foi preenchido por líquido cefalorraquidiano, comprovando assim, o mecanismo de suplência, ou seja, o cérebro teve a capacidade de se adaptar a esta perda.